Conheça mais sobre os tipos de FIDC e suas cotas

No artigo “Tendência positiva da economia reforça aplicação no FIDC”, vimos que o cenário econômico para 2024 está propício para as aplicações seguras e com ótima rentabilidade do Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC) oferecido pela Diamante. Neste texto, feito com base em informações do conceituado site InfoMoney, vamos mostrar o que é um FIDC aberto e fechado, além dos tipos de cotas deste Fundo.

No FIDC aberto, há a possibilidade de ingresso de novos cotistas. Nele, os atuais podem resgatar suas cotas ou aumentar suas participações, conforme o que está previsto no regulamento do Fundo. Geralmente, possuem prazo indeterminado de duração.

Quem optar pelo FIDC fechado, precisa saber que os cotistas não podem entrar ou sair após o encerramento do período de captação de recursos. Outra regra: só há possibilidade de novos aportes financeiros no fundo se houver abertura de novas rodadas de investimento.

Tipos de cotas

Os tipos de cotas do FIDC são definidas conforme o grau de risco. São elas:

Cota sênior – tem prioridade no recebimento de amortização e juros, além de possuir uma remuneração prefixada. Há garantia de um rendimento fixo, mesmo que a performance do fundo fique abaixo das expectativas. É a mais procurada por investidores mais conservadores.

Cota subordinada preferencial – também conhecida como cota mezanino, recebe os rendimentos depois da sênior, mas tem prioridade sobre a subordinada ordinária. Cada FIDC determinará as suas condições de negociação.

Cota subordinada ordinária – se por um lado tem maior risco de inadimplência, por outro, oferece as maiores possibilidades de ganhos, pois sua taxa não é prefixada como na cota sênior. Se o resultado do fundo superar as projeções, quem detém a cota subordinada ordinária receberá os maiores valores.

Para conhecer mais a fundo as vantagens do FIDC e ver qual o melhor caminho para atender suas demandas de investimento, conforme as características do Fundo, temos um time altamente qualificado para lhe orientar. Uma coisa é certa: com o FIDC você tem ganhos seguros. E com a Diamante, você tem uma parceria diferenciada.

<< Voltar